Fernando Alves
World • São Paulo, BR
Fernando Alves é violonista e gaitista. Estudou violão popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim e Gaita no Espaço Cultural Tendal da Lapa.
O músico desenvolve um trabalho ao violão solo em vários estilos musicais. Seu repertório inclui músicas populares como a bossa nova, o samba, o tango e também temas eruditos como valsas, tremolos e peças do violão espanhol.
Com técnica apurada ao violão e uma levada versátil, as versões assinadas por este músico levam sua personalidade e sofisticação. Suas influências vão de clássicos de Pixinguinha a Astor Piazzolla.
Ouças as músicas:
MÚSICA POPULAR
A Voz do Morro (Zé Keti) | Assum Preto e Asa Branca (Luiz Gonzaga) | Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá, video)
Arranjos de Marcos Murillo
MÚSICA ERUDITA
Asturias (Isaac Albeniz) | El Ultimo Canto (Agustín Barrios) | Adiós Noniño (Astor Piazzolla)
BIOGRAFIA FERNANDO ALVES
Estudou Violão Popular na conceituada Universidade Livre de Musica Tom Jobim (ULM), com os violonistas Marcos Murillo e Camilo Carrara e em paralelo desenvolveu-se na gaita cromática com Luiz Aude, Geraldo de Oliveira (Titulares do Ritmo) e Edson Tadeu.
Na década de 2000, foi professor de gaita no Espaço Cultural Tendal da Lapa quando esteve a frente da Orquestra Paulista de Gaitas como violonista, gaitista, arranjador e regente. Neste período o grupo foi vencedor do Festival Bluesmenau, em 2007, categoria grupos.
Dentre alguns projetos realizados nos últimos anos se destacam o trabalho como violonista desenvolvido com Geraldo de Oliveira (Bossa Nova e Jazz), atuação na peca teatral “As Desgraças de uma Criança”, de Martins Pena, e atuação no grupo Brasil Tango, destacado grupo do gênero que se apresentou em locais como Auditório Elis Regina (Anhembi), Palácio Anchieta (Câmara Municipal de SP) e Consulados e do Uruguai, em São Paulo.
Atua também em produção musical com destaque para a criação “Click Cênico”, desenvolvido e gravado para as atividades da Cia Teatral Loucos do Tarô.